www.euromundoglobal.com

20DIC ESPANHA

ELECCIONES GENERALES / ELEIÇÕES GERAIS

Enviado por José Antonio Sierra

martes 03 de noviembre de 2015, 03:06h
ELECCIONES GENERALES / ELEIÇÕES GERAIS

Prezado compatriota.

No próximo dia 20 de dezembro todos os espanhóis estão chamados a participar da eleição ao parlamento espanhol. É uma eleição muito importante, não só para os espanhóis que estão na Espanha, mas também os que residem no exterior.

Por qué?

1 – Desde que o atual governo do PP asumiu, em maioria o Congresso e o Senado, as leis nos foram impostas, sem consultas, sem diálogo com os agentes sociais e sempre contra a maioria dos trabalhadores, dos estudantes, dos aposentados, enfim da sociedade em geral.

2 – Os que residem no exterior perderam vários benefícios, entre eles o de votar sem ter que fazer a solicitação prévia, se bem que na verdade a culpa foi do anterior governo do PSOE, que já se desculpou em várias oportunidades e publicamente pela “barbaridade” feita na ocasião, também perdemos o direito que nossos idosos viagem pelo IMSERSO (ajuda que o governo espanhol concede para aqueles que não retornaram a Espanha), bolsas de estudos de nossos filhos, as chamadas Becas Reina Sofía, direito a sanidade, que casualmente se recuperou alguns meses atrás, entre outros.

3 – Muitos netos de espanhóis não puderam obter a nacionalidade, porque uma lei antiga não permitia que as avós transferissem a nacionalidade. A Lei de Memória Histórica, que era onde se encaixava esse dispositivo de nacionalidade para os netos, foi criada para fazer justiça à erros do passado e vejam só, acabou gerando outra injustiça.

4 – Esses mesmos netos, que obtiveram a nacionalidade espanhola quando menores, fazem muitos anos, vem perdendo sua nacionalidade de forma sistemática, porque nunca nossas administrações consulares se preocuparam em comunicar que os mesmos teriam que optar em manter a sua nacionalidade ao completar 18 anos e agora o atual governo vem negando de forma regular a recuperação da nacionalidade pela “Dispensa de Residencia”, mecanismo que se utilizou, sem problemas, até a entrada do atual governo autoritário do PP.

5 – Nossos aposentadois e pensionistas, que recebem seus benefícios no Brasil, vem perdendo o poder adquisitivo de forma gradual, além de terem endurecido as exigências para obtê-las e mantê-las.

6 – O “Ministerio de Asuntos Exteriores y Cooperación” tem abandonado a coletividade espanhola no exterior, com a redução de Consulados e funcionários, que por sua vez fazem mais do que podem, dentro dos escassos recursos humanos e técnicos que os Consulados apresentam.

Esta é uma pequena mostra de como o atual governo trata ao nosso emigrante e descendente.

Por isso a sua participação é fundamental para mostrar força e mudar essa tendência de esquecer aos espanhóis e descendentes que residem no Exterior.

Como solicitar o voto.

Por lei a “Oficina del Censo Electoral” da província onde está inscrito enviará uma solicitação para que a assine e a devolva por correio registrado, junto com a cópia do seu passaporte espanhol ou do DNI (Documento Nacional de Identidad) ou certidão de nacionalidade espanhola (emitida de forma gratuita no Consulado ou Embaixada onde está inscrito) ou certidão de inscrição no Registro de Matrícula Consular (emitida de forma gratuita no Consulado ou Embaixada onde está inscrito).

Como os Correios demoram muito em distribuir e enviar essa carta, aconselhamos que esta semana você mesmo faça essa solicitação, procedendo da seguinte forma.

1 – Imprima o formulário de solicitação que o encontrará em:

http://www.exteriores.gob.es/Portal/es/ServiciosAlCiudadano/SiEstasEnElExtranjero/Documents/impresos%20solicitud%20vxc%20CERA.ECG2015.DESCARGA_cas.pdf

2 – Preencha e assine o formulário.

3 – Anexe somente um dos documentos:

- Copia do seu passaporte espanhol

- DNI (Documento Nacional de Identidad)

- Certidão de nacionalidade espanhola (emitida de forma gratuita no Consulado ou Embaixada onde está inscrito)

- Certidão de inscrição no Registro de Matrícula Consular (emitida de forma gratuita no Consulado ou Embaixada onde está inscrito).

4 – Envie por carta registrada para a “Oficina del Censo Electoral” da província onde está inscrito.

Os endereços da “Oficina del Censo Electoral” está emhttp://www.ine.es/oficina_censo/contactar_oce.htm

Também pode ser enviado por fax.

Depois que a “Oficina del Censo Electoral” receber a sua solicitação, enviará toda a documentação para que possa exercer seu direito de voto por carta ou no Consulado.

Posteriormente enviaremos informações de como votar.

Reenvie esta mensagem para seus familiares e amigos.

Informações pelo tel. (11) 98262.7765

¿Te ha parecido interesante esta noticia?    Si (19)    No(0)

+
0 comentarios
Portada | Hemeroteca | Índice temático | Sitemap News | Búsquedas | [ RSS - XML ] | Política de privacidad y cookies | Aviso Legal
EURO MUNDO GLOBAL
C/ Piedras Vivas, 1 Bajo, 28692.Villafranca del Castillo, Madrid - España :: Tlf. 91 815 46 69 Contacto
EMGCibeles.net, Soluciones Web, Gestor de Contenidos, Especializados en medios de comunicación.EditMaker 7.8