Boletín Cultural

E A Junta Da Extremadura apresentam um variado programa cultural sob o titulo Cáceres Contemporânea

O Instituto Cervantes De Lisboa

Miércoles 22 de octubre de 2014

Cáceres é caracterizada por um rico património natural e cultural e celebra este ano 25 anos do reconhecimento da UNESCO como Património da Humanidade. Com um quadro cultural que oferece cada vez mais propostas inovadoras nas mais variadas disciplinas artísticas, é esta criatividade e dinamismo que “Cáceres Contemporânea” quer mostrar aos portugueses.



Programa ABERTURA

CÁCERES CONTEMPORÂNEA

Inaugura a  7 de Abril às 18h30 I Instituto Cervantes de Lisboa

Exposição Plástica contemporânea cacerenha patente até 27 de Maio 2011

Mesa redonda Artistas contemporâneos de Cáceres

Recital de guitarra de Javier Conde

Javier Conde, um dos mais promissores guitarristas flamencos, atua no Instituto Cervantes em Lisboa, na abertura da “Cáceres Contemporânea”.  A iniciativa organizada pelo Governo provincial (Diputación) de Cáceres e o Instituto Cervantes, vai trazer a Lisboa e a Sintra, até 27 de Maio, o cinema, dança, encontros literários, música e artes plásticas mais caraterísticos desta província da Extremadura espanhola.

Nesta sessão, é também inaugurada a exposição “Plástica contemporânea cacerenha” onde serão apresentados, numa mesa redonda  a restante programação. A apresentação da mesma estará  a cargo de Juan Andrés Tovar, Presidente da Diputación  de Cáceres, e José Maria Martín Valenzuela, Diretor do Instituto Cervantes em Lisboa.

“A exposição reúne várias vertentes”: pintura, escultura, gravura, fotografía e video com a intenção, primeiro de oferecer um panorama completo da nossa realidade artística e segundo porque a diversidade propicia uma melhor adaptação ao espaço de exposição.

Organiza-se a partir de uma cronología que se fundamenta na nossa própria atividade. Este foi o motivo pelo qual se selecionaram artistas de Cáceres ou que vivem em Cáceres, com o objetivo de mostrar a qualidade artística dos mesmos.”

Pintura: Hilario Bravo, Pedro Gamonal, José Fernando Gozalo, Matilde Granado, Luis Rosado, Andrés Talavero. Garvura: Emilio Gañán, Pedro Valhondo. Escultura: César David, Juan Gila, Julián Gómez, Juan Pérez. Fotografía e Arte Digital: Tete Alejandre, Carlos Criado, José Manuel González, Lourdes Méndez. Video-Instala

Javier Conde (guitarra) é um jovem concertista de guitarra flamenca que obteve vários prémios em prestigiosos concursos nacionais, entre os quais se destacam Bordón Minero de La Unión-Murcia 2004.

Iniciou os seus estudos aos 4 anos com o Padre José Antonio Conde, músico profissional de grande estima e relevo no âmbito da música flamenca e discipulo do maestro Andrés Batista. A inata aptidão de Javier Conde para a musica motivou o seu pai a seguir de perto os seus estudos criando uma maior dedicação e proporcinando em pouco tempo atuações de êxito na sua cidade natal – Cáceres. Posteriormente Javier Conde actuou junto de nomes de destaque como: Manolo Sanlúcar, Víctor Monge “Serranito”, Enrique de Melchor, Lebrijano, José Mercé, entre

No final das atividades haverá um beberete com produtos extremenhos

Morada Instituto Cervantes, Rua de Santa Marta, 43, Lisboa

A exposição poderá ser visitada

Segunda a Sexta das 9h às 20h

Sábado das 9h às 1

PROGRAMA continuação

12 Abril

Projecção do filme: “Un novio para Yasmina”, de Irene Cardona

Instituto Cervantes de Lisboa

18h30

14 Abril

Encontro literário “Diálogos poéticos‐ibéricos”

Membros do Encontro: Basilio Sánchez e Eduardo Pitta

Moderador: Antonio Sáez

Instituto Cervantes de Lisboa

18h30

26 Abril

Projeção do filme: “Animal Channel”, de Maite Ruiz de Austri

Instituto Cervantes de lisboa

18h30

28 Abril

Orquestra de Câmara “Ciudad de Cáceres”

Centro Cultural Olga Cadaval

21h30

3 Maio

Projecção do filme: “Planes para mañana”, de Juana Macías

Instituto Cervantes de Lisboa

18h30

5 Maio

Karlik, Dança Teatro com a obra “Frágil”

Centro Cultural Olga Cadaval

21h30

10 Maio

Projecção de curtas-metragens da Extremadura

Instituto Cervantes de Lisboa

18h30

27 Maio

Encerramento da Exposição